Acesso à informação
  1. voltar
  2. imprimir
  3. enviar por e-mail
10/09/2007
Livro de vice-diretoras aborda Educação Profissional em Saúde

De autoria das pesquisadoras Isabel Brasil e Marise Ramos, ambas vice-diretoras da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), uma unidade da Fiocruz, o livro Educação Profissional em Saúde traz idéias que representam estudos desenvolvidos pelas autoras há algum tempo, no âmbito da área 'trabalho e educação' e as relações com a saúde. Estas idéias são analisadas a partir do contexto histórico e político brasileiro, com o propósito de situar o leitor quanto às políticas de educação profissional implementadas no Brasil, diante de sua inserção no modelo capitalista de produção.

A partir da análise sobre a Educação Profissional em Saúde no país, Isabel e Marise evidenciam a existência de uma disputa do caráter do processo educativo adotado neste campo. De um lado, está a concepção da formação como uma maneira de adaptação do trabalhador às condições existentes ao sistema capitalista e de outro existe um projeto contra-hegemônico que objetiva a formação dos trabalhadores de modo a utilizar os espaços gerados pelas contradições do sistema capitalista.

Como exemplo desta segunda concepção, as autoras apontam para a EPSJV. Em duas décadas de existência, a instituição se baseia na noção de politecnia e nos modelos politécnicos vislumbrados em países revolucionados. Ao longo de sua história, a Escola convive e sobrevive a reformas educacionais e práticas pedagógicas - como a pedagogia das competências, "cujo princípio é a adaptabilidade individual do sujeito às mudanças socioeconômicas do capitalismo".

Para as pesquisadoras, o projeto da EPSJV e das demais escolas técnicas de mesma orientação educacional está sendo permanentemente desenvolvido. "Insistimos na politecnia como uma utopia sempre em construção, como uma concepção que compreende o trabalhador como sujeito de realizações, de conhecimentos e de cultura, capaz de transformar a realidade em realidade dada para si".

Publicado pela Editora Fiocruz, Educação Profissional em Saúde integra a coletânea Temas em Saúde, que busca trazer para estudantes, profissionais e público em geral panoramas sobre conceitos e conteúdos fundamentais das áreas de saúde.

  1. voltar
  2. envie por e-mail
  3. imprimir
Comentários






11/05/2012

flCQaPuyCQUakv

With regard to the quieostn "[the IPKat suspects that this is a key word: by whom is the selection made, and under what criteria? The success or failure of the scheme may turn on those answers]"AstraZeneca at least has made available its entire patent portfolio.